Dia Mundial da Água: racionalizar é garantir a sobrevivência

22 de março é o Dia Mundial da Água, data estabelecida em 1992 pela organização das Nações Unidas com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

De acordo com dados da ONU, apenas 3% da água do planeta é própria para o consumo. Estima-se, ainda, que um bilhão de pessoas ainda carece de acesso a um abastecimento de água suficiente, definido como uma fonte que possa fornecer 20 litros por pessoa por dia a uma distância não superior a mil metros. Essas fontes incluem ligações domésticas, fontes públicas, fossos, poços e nascentes protegidos e a coleta de águas pluviais.

Aqui na PRT21, temos um eixo específico dedicado às ações de racionalização de consumo de água no Plano de Trabalho Sustentável (PTS) aprovado no ano passado. Alguns objetivos do eixo, tais como a substituição de torneiras por outras com temporizador, e a realização de campanha de sensibilização sobre a importância da economia de água, já foram ou estão sendo trabalhados.

De acordo com o plano, é meta para a PRT21 no biênio 2018/2019 reduzir o consumo médio de água progressivamente, até chegar a 10%. Essa redução pode ser atingida com soluções em larga escala (como a substituição de torneiras) e com medidas simples, como as seguintes:

  • Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos, ou as louças e talheres, ou enquanto escova os dentes;
  • Evite desperdício de água em descargas desnecessárias no banheiro, pois uma descarga de água chega a utilizar 20 litros em um único aperto;
  • Não use o vaso sanitário para dispensar objetos, como papéis, absorventes ou bitucas de cigarro;
  • Ao identificar vazamentos de água ou caixas de descargas estragadas informe o quanto antes para a área de manutenção ou limpeza.

E aí, vamos contribuir para a preservação da vida no planeta?

Dica de filme: Ouro Azul – As Guerras Mundiais pela Água

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias gerais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s