Trabalho escravo: um grande problema ainda enfrentado no Brasil

O trabalho escravo ainda é uma triste realidade no Brasil. Segundo o governo federal, nos últimos 20 anos, quase 50 mil trabalhadores em situação análoga à escravidão foram resgatados.

O Interesse Público desta semana mostra os esforços para acabar com essa prática cruel – uma tarefa difícil e que envolve muitos riscos, ameaças e até mortes, como aconteceu em 2004 em Unaí, Minas Gerais. No caso, que ficou conhecido como a Chacina de Unaí, três auditores-fiscais e um motorista foram assassinados durante uma operação de rotina.

O IP mostra, ainda, que essa prática vai além das fazendas isoladas pelo país. Por trás do glamour e das cifras milionárias do mundo da moda, também há um lado perverso. Grifes famosas terceirizam a produção para oficinas de costura, que submetem funcionários ao trabalho escravo.

Em Campinas, São Paulo, o IP foi até o aeroporto de Viracopos, onde toneladas de produtos tóxicos, inflamáveis e corrosivos estão abandonados, colocando em risco a segurança das pessoas e do meio ambiente. Depois de várias ações do Ministério Público Federal, a Justiça mandou que uma das empresas retire o produto de lá.

E tem notícia boa sobre meio ambiente: uma obra inédita pode ajudar a evitar a morte por atropelamento de espécies já ameaçadas de extinção. No Rio de Janeiro, os animais terão passagens para fazer a travessia de rodovias sem riscos.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Para críticas e sugestões, fale conosco pelo endereço eletrônico: pgr-interessepublico@mpf.mp.br.

Clique no link para assistir: https://youtu.be/4poDT1iRofI

Link para notícia publicada no portal de origem: https://bit.ly/2SdX71L

Deixe um comentário

Arquivado em Artigos e entrevistas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s