Previdência: Acidentes de trabalho consumiram R$ 20 bilhões em cinco anos

Em cinco anos, o Brasil gastou no mínimo R$ 20 bilhões com os benefícios previdenciários de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença com os acidentes de trabalho, de acordo com levantamento inédito do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Nesta quinta-feira, o MPT lança o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, ferramenta que vai permitir mapear a situação da segurança e saúde no país. Segundo o procurador Luís Fabiano de Assis, coordenador do observatório, a subnotificação dos acidentes é imensa e chega a 48% de todas as comunicações de acidente de trabalho que chegam à Previdência Social.

— Metade dos casos de acidente chega sem notificação. O perito faz a emissão na hora de conceder o benefício quando o afastamento é superior a 15 dias (as empresas são obrigadas a informar todos os acidentes e doenças do trabalho). E o recorte é somente do mercado formal

Segundo os dados do novo observatório, foram perdidos mais de 250 milhões de dias de trabalho produtivo, considerando a soma do total de dias de cada afastamento do tipo auxílio-acidente nesses cinco anos:

— A análise do período de 2012 a 2016 permite estimar que cerca de um acidente de trabalho ocorre a cada 47 segundos no Brasil. Na mesma linha, a cada três horas e meia de um dia, notifica-se uma morte de trabalhador por acidente de trabalho — diz o procurador.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/acidentes-de-trabalho-consumiram-20-bilhoes-em-cinco-anos-21262133#ixzz4fT0mUBXV
© 1996 – 2017. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cantinho do escriba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s