Dia Mundial contra o trabalho infantil, por Xisto Tiago de Medeiros Neto e Zéu Palmeira Sobrinho

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, relembrado neste dia 12 de junho, foi instituído a partir de iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) como um marco simbólico para a conscientização da sociedade e das famílias e, principalmente, para a cobrança de responsabilidades e compromissos dos governos, no objetivo de enfrentar e estabelecer metas para erradicar esta que é uma das maiores chagas sociais da humanidade: a exploração de crianças e adolescentes no trabalho.

Atualmente no mundo existem aproximadamente 246 milhões de trabalhadores com idade entre 5 e 17 anos, dos quais 85 milhões laboram em atividades reputadas como as piores formas de trabalho, a exemplo das situações de escravidão, de sujeição por dívida, de prostituição para fins comerciais, de produção de material ou espetáculos pornográficos, de atuação no tráfico de drogas, além de outras atividades que, por sua natureza ou pelas circunstâncias em que são executadas, geram danos à saúde, à segurança e ao desenvolvimento moral e psicológico da criança.

No Brasil há 3,3 milhões de crianças e adolescentes que trabalham de forma ilegal, muitas delas, sem direito a uma vida digna, ao acesso pleno à escola de qualidade, ao lazer, à convivência comunitária e família. Trabalhadores infantis estão cotidianamente sendo objeto de mutilação, intoxicação, sequelamento, adoecimento e acidentes no ambiente de trabalho. Continua na fonte: Tribuna do Norte

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Artigos e entrevistas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s