Dica de leitura: “O lado avesso da reestruturação produtiva”, de Oscar Krost

KROST, Oscar. O lado avesso da reestruturação produtiva: a ‘terceirização’ de serviços por ‘facções’. 2016. 229 p.

A obra é resultado de pesquisa realizada em nível de Mestrado, defendida e aprovada ao final de 2015 junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (PPGDR/FURB), curso de caráter multidisciplinar.

Nela, o autor analisa os efeitos da “terceirização” por “facções” no município de Blumenau/SC, onde atua desde 2007, sobre a identidade profissional dos trabalhadores, bem como em sua renda e saúde. Para tanto, examina a evolução histórica da indústria no mundo desde a Revolução Industrial, passando pela globalização da economia e a “liquidificação” da Modernidade.

Além de material bibliográfico, remontando ao fenômeno em outras regiões do país, o texto se funda em entrevistas realizadas junto a trabalhadores, sindicalistas e Procuradores do Trabalho, contando, ainda, com dados e informações históricas obtidas junto a arquivos públicos e privados, inclusive registros fotográficos e gráficos até então inéditos. Em um dos anexos, é reproduzido um artigo do próprio autor, publicado originalmente em 2007 em diversos periódicos, no qual examina os fundamentos da responsabilidade civil dos tomadores de serviços por ‘facções’.

Dada a natureza independente da produção, edição e distribuição do livro, com cerca de 230 páginas, confeccionado em Blumenau/SC pela Editora Nova Letra, a fim de assegurar “um preço justo”, segundo palavras do Magistrado (R$25,00 já inclusas eventuais despesas de correio), e da intenção de doar exemplares a bibliotecas de todos os TRTs, TST e Faculdades de Direito interessadas, não haverá comercialização em livrarias ou “sites”.

O prefácio é do Desembargador Ricardo Martins Costa, do TRT da 4a Região/RS.

Encontra-se disponível no acervo da Biblioteca do MPT/RN.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Dicas de leitura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s