Conheça o repositório digital da UFRGS: mais de 22 mil teses e dissertações

O repositório da UFRGS conta com mais de 22 mil teses e dissertações - Foto: Ramon MoserFoto: Rmosn Moser

O Lume, banco de teses, dissertações, artigos e trabalhos acadêmicos da UFRGS, foi apontado, por mais um ano, como o melhor repositório digital da América Latina. Além de confirmar essa posição, o repositório saltou do 17º (janeiro de 2014) para o 11º posto na classificação mundial do Ranking Web of Repositories, atualizado em janeiro deste ano e que avalia os acervos digitais de acesso à produção acadêmica e científica.

O ranking é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), ligado ao Ministério de Educação da Espanha, que tem o objetivo dar visibilidade à produção institucional e valorizar as iniciativas de livre acesso às publicações. Nesta edição, foram avaliados 2.158 repositórios em todo o mundo.

Amplo acervo

O repositório da UFRGS conta com mais de 22 mil teses e dissertações, defendidas na Universidade, além de 11,3 mil trabalhos de conclusão de curso de graduação e 3,2 mil trabalhos de conclusão de especialização. Estão disponíveis mais de 11 mil artigos de periódicos, centenas de livros e capítulos de livros, e, ainda, cerca de 23 mil trabalhos apresentados em eventos.

Deixe um comentário

Arquivado em E-books, Bibliotecas Digitais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s