30 dos 100 melhores contos da literatura universal

melhores-contos-literatura-universal

Um dos gêneros literários mais cativantes (para muitos leitores, não todos), o conto está presente na obra completa de grandes nomes da literatura, sendo que alguns deles se dedicaram quase que exclusivamente a estas histórias menores – em número de páginas, não na grandiosidade poética ou ficcional.  É o caso de Borges, Edgar Alan Poe e Kafka. Machado de Assis também traçou suas linhas, deixando contos que surpreendem até os mais acostumados com sua escrita. Ainda no Brasil, nomes como Rubem Fonseca, Guimarães Rosa e Clarice Lispector merecem nossa admiração e respeito quando estamos a falar sobre a produção de contos para a Literatura Brasileira.

Pois bem, dada a devida apresentação, vamos ao ponto principal deste artigo: links dos 100 melhores contos da literatura universal. Encontrei a lista em um blog e de lá fui buscar links em português de pelo menos 30 deles. E eu encontrei! Para ler todos eles, algumas horas de leitura serão necessárias, mas vale muito a pena. Salve o link nos seus favoritos e volte sempre para se deliciar com as narrativas que marcaram a história da literatura, mesmo que com poucas linhas.

Quem quiser ler no original pode se aventurar na web, muitos dos contos estão disponíveis em PDF, para a nossa alegria. Vale lembrar que a lista foi organizada pelo Blog Lecturas Indispensables e até onde se sabe não faz parte de nenhuma coletânea publicada. Outro adendo: faltam alguns nomes, claro, como já referida Clarice Lispector. Mesmo assim, a lista é um convite para a leitura e para o conhecimento de novos escritores. Vamos a ela? Fonte: HomoLiteratus

 

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em Literatura, Livros, Língua Portuguesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s