Apenas 5% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres, afirma novo relatório da OIT

Trabalhadora em Gana. Foto: Banco Mundial/Arne HoelTrabalhadora em Gana. Foto: Banco Mundial/Arne Hoel

No Brasil, a mão de obra feminina em cargos de nível médio e sênior chegou a 37,3% em 2012. Estados Unidos, França e Rússia tiveram um resultado melhor, mas o Brasil ainda está à frente de Alemanha, Argentina, Canadá e Portugal.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou, nesta segunda-feira (12), um relatório que afirma que a participação das mulheres em cargos de chefia de empresas no mundo aumentou consideravelmente em 20 anos.

A publicação “Mulheres em Gestão e Negócios: ganhando impulso” com dados de 108 países, mostra que em 80 destes países houve um crescimento significativo da liderança feminina nas empresas, principalmente nas posições intermediárias. No entanto, quase todas as empresas no mundo continuam sendo presididas por homens, e apenas 5% dos postos de chefia de empresas e de CEOs são ocupados por mulheres.

Segundo a OIT, os melhores desempenhos foram registrados na Finlândia, na Noruega, no Reino Unido e na Suécia com mais de 20% das mulheres em altas posições nas empresas. No Brasil, o índice de ocupação feminina nestes cargos fica entre 5% e 10%, assim como a China, Itália, México e Espanha. Já o Chile, Índia, Japão e Portugal têm menos de 5% de mulheres nestas posições. Continua. Fonte: ONU BR

Deixe um comentário

Arquivado em Artigos e entrevistas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s