Nem ocupados, nem desocupados: o mercado de trabalho no Brasil

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
(Ou Isto ou Aquilo – Cecilia Meireles)

Por Thaís Herédia

A leitura do mercado de trabalho no Brasil é intrigante. Além do contingente de empregados e desempregados, as pesquisas também contam aqueles que não estão nem ocupados, nem desocupados. Eles também são chamados de “desalentados”, porque são aquelas pessoas que não têm emprego e (já) desistiram de procurar.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta terça-feira (03) pelo IBGE, revela que, no primeiro trimestre de 2014, 38,9% das pessoas em idade de trabalhar foram classificadas como “fora da força de trabalho”, ou seja,  são apenas cidadãos brasileiros.

As pontas da estatística, entre 14 e 17 anos, e acima de 60 anos, concentram as maiores altas de pessoas nem desocupadas nem ocupadas. Uma grande parcela desta “categoria” está entre 25 e 59 anos, ou seja, gente que não adiou a entrada no mercado de trabalho durante a faculdade, presume-se. Mais de 66% dos desalentados são mulheres. Entre os jovens, de 18 a 24 anos, o percentual deles que está fora da “força de trabalho” chegou a 32% no primeiro trimestre de 2014.

Então, eu pergunto: a renda do líder da família está sendo suficiente para cobrir as despesas da casa? Provavelmente esta justificativa contribuiu com este cenário até agora. Os salários vêm subindo acima da inflação há alguns anos, o que engordou o orçamento familiar. Mas esta troca está perdendo força. De um lado, a renda já não sobe com a mesma intensidade. Do outro, a inflação subiu e corroeu boa parte do bolso das famílias.  Continua. Fonte: G1.

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s