Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque disponibiliza quase 400 mil obras para dowloads

Se você sempre quis um quadro na sua sala de estar com o trabalho de grandes artistas agora é a sua chance. O Metropolitan Museum of Art (Museu Metropolitano de Arte), localizado na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, este mês lançou 394 mil imagens em alta resolução para o público. Os visitantes do site metmuseum.org podem classificar as imagens por artista, localização, época etc. Os downloads das imagens podem ser realizados em pelo menos 10 megapixels de tamanho.

A coleção do museu é uma das mais extensas do mundo, com mais de 500 obras de Picasso disponíveis para download, juntamente com dezenas de pinturas de Monet, Van Gogh e Degas. Além de pintores europeus, a coleção inclui também fotografias de Aztec, escultura gregas e caligrafias em chinês.

MAIS DE 500 OBRAS DE PICASSO AGORA SÃO SUAS

Museus têm sido tradicionalmente resistentes a reproduzir sua coleção, apresentando preocupações com a falsificação, perda de receita, além de diminuir o valor dos originais através de merchandising barato. O museu Smithsonian, nos Estados Unidos, tem mais de 1,2 milhões de imagens, filmes e clips de áudio disponíveis online, mas muitos são postados em baixa resolução para não incentivar o uso comercial. No entanto, como a proliferação de locais e empreendimentos, como o de compartilhamento de imagens no Google Art Project, mais cópias digitais de obras de arte estão disponíveis na web. Assim, os museus estão começando a fornecer suas próprias imagens de alta qualidade para lutar contra as réplicas de baixa resolução.

As imagens do Metropolitan Museum of Art são destinados à estudantes, educadores, pesquisadores e criadores de conteúdo não-comercial. Aqueles que querem usar uma das imagens do MMA por razões comerciais ainda terá de licenciá-los a partir do museu. Ainda assim, nunca houve um melhor momento para baixar um novo papel de parede para o seu computador ou para a parede de seu apartamento.

Confira a coleção completa aqui. Fonte: Biblioo.

Deixe um comentário

Arquivado em Arte e cultura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s