Milionários que investem em bibliotecas

Você arriscaria um palpite que lugar é este da foto ao lado? Uma casa de um famoso teatro, talvez? Ou um grande ginásio de esportes em algum país europeu. Uma dica: ele foi financiado por um milionário da indústria do alumínio e fica dentro de uma universidade…

…e que universidade: a Carnegie Mellon University, na cidade de Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, na costa leste dos Estados Unidos. Também conhecida como “cidade do aço”, foi fundada por um escocês,  General John Forbes, em 1758, em uma homenagem ao primeiro-ministro britânico William Pitt. A história relega à Pittsburgh muitas inovações de suas indústrias de alumínio, vidro e claro, aço, comandadas por famílias que investiram milhões neste complexo educacional. A doação para universidades, aliás, é uma tradição americana que explica parte do sucesso dessas instituições na terra de Steve Jobs.

A Carnegie Mellon University recebeu incontáveis somas da família Hunt. Roy Hunt, proeminente figura da indústria de alumínio da cidade, fez uma  grande doação em 1961 que tornou possível a abertura da biblioteca que leva seu nome, no campus de Carnegie Mellon, propriamente instalada na avenida Forbes, e que é esta da foto ao lado. Para comemorar os 50 anos da Hunt Library, a fundação da família dos benfeitores, The Roy Hunt Foundation, presenteou a biblioteca com um sistema permanente de luzes que lhe dão esse porte de show business, como uma ação de reconhecimento explícito de sua importância para a Carnegie Mellon Universidade como um todo. O vídeo abaixo foi feito para promover a efeméride. Assista ao vídeo. Continua na fonte: Biblioteca UCS.

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência da Informação: Biblioteconomia e arquivologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s