Vídeo: A Peleja (segurança nos canteiros de obra)

O vídeo A Peleja retrata as condições de segurança e saúde nos canteiros de obra, baseado no cordel “A Peleja Do Servente De Pedreiro Que Apareceu No Canteiro Em Forma De Assombração” (lançado em 1999), autoria do técnico e educador da FUNDACENTRO-PE Graco Medeiros e xilogravuras do mestre J. Borges.

O vídeo de 2001 foi premiado no III VídeoSaúde da FIOCRUZ de 2003, com direção de Heitor Silva / TVE Rio de Janeiro, tendo a participação de Walmyr Chagas, como Mestre de Cerimônias, contando ainda com os violeiros repentistas Edvaldo Zuzu e Heleno Severino (in memoriam). A Peleja apresenta cenários que reproduzem a capa do cordel original, com xilogravuras do mestre J. Borges e tomadas externas no terreiro da casa e museu do Mestre Vitalino, em Caruaru / PE.  Clique aqui para assistir o vídeo. A peleja - vídeo

Conheça também a publicação impressa do Cordel com autoria de Graco Medeiros e gravuras de J.Borges.  Clique aqui para acessar o arquivo em PDF.

Esta publicação conta a história de Pedro José Valente, um servente de pedreiro que perde a vida em um canteiro de obra em João Pessoa. Para narrar a história, utiliza-se a literatura de cordel. Dessa forma, fala-se sobre os riscos e as condições de trabalho, além de relatar a saga de muitos trabalhadores que se acidentam. O passo lento das mudanças também é apontado no texto, assim como as questões das áreas de vivência, a falta de proteção coletiva e individual.

Deixe um comentário

Arquivado em Fotos, audios e vídeos, Vídeos da Fundacentro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s