Livros, escritores e gatos: uma relação de intensa amizade

Não precisa ser um assíduo frequentador de sebos e bibliotecas para notar que gatos gostam mesmo de livros. Se duvida, faça o teste: solte um felino dentro de casa e aguarde. Se em poucos minutos ele estiver deitado confortavelmente em sua estante, parabéns! Você tem um gato de verdade em casa e não um rato. Brincadeiras à parte, ainda que não se possa afirmar os motivos que fazem gatos sentirem-se atraídos por livros, algumas possibilidades já foram levantadas por quem já se questionou sobre o assunto.

Possibilidade nº 1: gatos têm um comportamento mais tranquilo e, por isso, gostam de ambientes calmos como os das bibliotecas e livrarias.

Possibilidade nº 2: livros oferecem um local confortável para uma soneca, ao menos aos olhos dos gatos que não são muito exigentes e nem fazem questão de camas king size.

Possibilidade nº 3: a textura e as cores dos livros são atrativos para os felinos de visão aguçada que gostam dos livros tanto quanto dos novelos de lã.

O fato é que essa relação de amizade é tão intensa que muitos gatos já serviram de inspiração para livros e escritores. Carlos Drummond de Andrade, Ernest Hemingway e Pablo Neruda são alguns poucos escritores que já declararam sua admiração pelos felinos. E os gatos já viraram até mesmo protagonistas de contos, poesias e livros inteiros.

Se gatos sentem-se atraídos por livros, escritores são seduzidos pelo comportamento felino. Ambos compartilham, segundo as más línguas, de uma personalidade solitária e independente. Então, se você acredita que o cachorro é o melhor amigo do homem, lhe apresentamos a exceção à regra. No universo literário, gatos são os melhores amigos dos escritores (e dos livreiros também). Confira fotos de alguns autores e seus gatos e tire a prova você mesmo.

Fonte: Estante Virtual

Deixe um comentário

Arquivado em Literatura, Livros, Língua Portuguesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s