Férias em companhia de Dostoiévski

É difícil me livrar de certa sensação de culpa nos primeiros dias de férias: não tenho mesmo horário? Nada de sair correndo? Posso mesmo me espichar na poltrona e ler um livro sem pensar em nada para fazer depois?

Felizmente a estranheza não costuma durar, e, dessa vez, logo entrei no mundo do cassino da cidade fictícia de Roletenburgo, onde se passa a ação de Um jogador, de Dostoiévski. Não me lembro de, durante uma leitura, ter dado risadas com tanto gosto como ao ler a chegada de Antonida Vassílievna, uma avó de 75 anos, proprietária rural moscovita, a um hotel de Roletenburgo onde se hospedavam estrangeiros, entre os quais russos, para se aventurar no jogo. Ali estava um sobrinho dessa senhora, que, sabendo da doença da tia, quando ela ainda estava em Moscou, telegrafava insistentemente a parentes, na esperança de receber notícia de sua morte. Pois no capítulo IX do livro, o leitor depara com a surpreendente chegada da avó ao hotel. Longe de ser a moribunda, ela entra, triunfante, na sua cadeira de rodas:

– Bem, aqui estou eu, em lugar do telegrama! – explodiu, finalmente, a avó, rompendo o silêncio. – Então, não me esperavam?
– Antonida Vassílievna… titia… mas, de que modo… – murmurou o infeliz general.
Se a avó passasse mais alguns segundos sem falar, ele teria, provavelmente, um ataque.
– O quê? De que modo? Sentei-me no trem e viajei. Para que existem, então, as estradas de ferro? E vocês já estavam pensando que eu tinha esticado as canelas e lhes deixara a herança? Bem que eu sei como estavas mandando telegramas daqui. Pagaste por eles uma fortuna, creio eu. Daqui, não é barato. E eu pus os pés nas costas e vim para cá.

Continua. Fonte: Blog do IMS

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em Literatura, Livros, Língua Portuguesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s